terça-feira, 14 de dezembro de 2004

Insegurança!
Enquanto vinha a caminho de casa, ouvi na rádio, dados sobre a criminalidade nos tranportes públicos, mais concretamente, CP e Metro. Os dados já todos temos uma ideia, na periferia das grandes cidades é onde as queixas são maiores.
Este fim de semana, à porta de casa, o meu pai foi vítima de um assalto, que lhe provocou um mês em casa a descansar com gesso numa perna.
A minha pergunta é o que se faz sobre este tipo de situações?
Eu percebo que não é possivel ter um policia em cada esquina, mas também não é isso que "pretendo".
Na Amadora onde o meu pai vive, existem vários bairros degradados, de lata, e vivendo ele a paredes meias, aconteceu isto. O que se faz para resolver a situação? Nada! Todos sabem que há droga, violência, assaltos e não há solução! Caminhamos para favelas, como no Brasil, ou Guetos como nos EUA? É que nem todos são pobrezinhos em dificuldades, há muitos com bons carros e boas casas, com um bom recheio. Por vezes vejo feirantes, na sua maioria de etnia cigana, a receber casas socias por viverem em barracas, no entanto tem carrinhas de 25000€ para cima, ora porque lhes entregam casas quando tem "bons" carros?
Acho que se tem que ver que pegar num bairro e coloca-lo integralmente numa outra zona, de habitação social, quase um gueto, não resolve a situação, talvez dispersando-os se conseguisse melhor resultados...

Sem comentários: