A Insegurança.
Muito se tem escrito e comentado sobre o aumento da insegurança em Portugal. Geralmente a culpa recai (não nos os autores dos crimes, ao contrário do que esperava) no Governo e na reforma Penal.
Reforma esta que foi aprovada por uma maioria dos deputados, não só os do mesmo partido em exercício, e na altura vista como uma vantagem para acabar com algo que era considerado excessivo, a prisão preventiva. Era possível a qualquer cidadão passar uns bons meses a viver à custa do Estado, como cama, mesa e roupa lavada, sem saber do que era acusado ou, em muitos casos, se alguma vez o seria.
Agora, é um dos pontos mais focados para este aumento da criminalidade, o facto de para se aplicar a prisão preventiva a moldura penal ter que ser superior a 5 anos, na generalidade dos casos.
Ao abrigo do aniversário do Supremo Tribunal de Justiça, o seu Presidente deu uma entrevista ao DN que creio que de facto toca em alguns aspectos importantes, sem demagogia ou politiquice envolvida, por exemplo as razões deste criminalidade serem de origem económica e social.
Mas isso já é mais complicado de aprofundar…