sexta-feira, 29 de agosto de 2003

Desporto

Isto é mais falado do que os candidatos para a presidência.
Em Portugal há um claro aproveitamento do Futebol renegando praticamente todas as outras modalidades. Eu adoro futebol mas dar o campeonato do mundo de sub-17 e não darem relevancia a selecções As de outras modalidades, é absurdo.
Tirando o segundo canal com a rubrica de desporto mais nenhum se salva.
Neste momento na Praia Grande em Sintra realiza-se uma etapa do circuito mundialde Bodyboard e em quantas televisões isso foi notícia? No domingo a final geralmente é transmitida pela Rtp, mas os outros orgãos? Os jornais ainda vão fazendo uma menção, os desportivos claro, as rádios as que passam música para uma faixa etária mais baixa. De resto é um vazio. Numa modalidade onde a nivel europeu somos dos melhores, estando sempre vários atletas entre os primeiros lugares, sendo várias vezes campeões europeus e vice.
O evento na Praia Grande acolhe dezenas de atletas internacionais, imprensa e público, sendo Portugal um país de sol, praia e na Europa um dos países com maior costa e melhores condições para a prática deste tipo de desporto o porque deste esquecimento chegando a dar mais projecção ao surf, onde nunca alcanamos resultados expressivos. Embora não esteja a criticar o apoio que as marcas dão mais ou menos ao surf, a verdade é que temos atletas que após serem campeões europeus por exemplo ficaram sem patrocínios não podendo assim correr as etapas no estrangeiro.

Para finalizar um pedido de atenção para os responsáveis autarquicos. Embora seja de louvar apoiar o desporto nas praias, não se pode dar com uma mão e tirar com a outra. Falo no caso de Santo Amaro de Oeiras onde umas das primeiras ondas a ser surfada em Portugal e, onde se apresentava uma onda que devido ao formato da praia o vento sempre off-shore criando condições excelentes no Inverno para a prática do surf e bodyboard foi dizimada pela obras realizadas naquele local. Outro caso urgente é na Madeira onde picos conhecidos poderão chegar ao fim.
E isto para que? Para marinas de barcos de gente rica que é o que interessa. Os jovens esses se ficarem sem ondas não interessa, arranjem outro desporto, droguem-se ou aproveitem e assaltem os riquinhos das marinas.

Sem comentários: